A investigação do furto do revestimento azulejar da Capela de São Nicolau Tolentino, do Convento de Santa Cruz, em Vila Viçosa, que foi noticia em Outubro de 2012, não obteve resultados, tendo sido o caso arquivado.
Passado um ano, a Rádio Campanário contactou a Policia Judiciária a fim de perceber os resultados da investigação realizada, tendo-nos sido comunicado que “foi aberta uma investigação sobre o desaparecimento dos azulejos, não tendo sido possível apurar a autoria de tais factos. O inquérito criminal foi concluído e remetido ao Ministério Público de Vila Viçosa em junho de 2013.”
Contactado o Ministério Público de Vila Viçosa, este confirmou o arquivamento do processo, ficando assim por conhecer o paradeiro deste valioso património histórico.
Recordamos que o revestimento azulejar furtado era do estilo barroco-rococó D. João V (séc. XVIII) pertencente ao antigo Convento de Santa Cruz, e que atualmente pertence à Sociedade Artística Calipolense.
Ainda segundo as informações recolhidas na altura, a situação, denunciada pelo historiador Tiago Salgueiro, que ocorreu entre 2004 e 2012 lesa o património calipolense.
Fique com algumas imagens recolhidas em Outubro de 2012: