Os azulejos encomendados à Flandres, pelo Duque D. Teodósio de Bragança, datados de 1558, estão reunidos na exposição temporária, patente no Paço Ducal de Vila Viçosa e que foi inaugurada sexta-feira dia 8 de março.
Esta exposição conta com um catálogo bilingue integrando sete textos de diversos autores nacionais e estrangeiros. De fabrico flamenco e datados do século XVI, os azulejos foram encomendados expressamente para o Paço Ducal de Vila Viçosa.
Os painéis existentes na actualidade narram a História de Tobias e contêm as Armas do encomendante, D.Teodósio I, quinto Duque de Bragança. Foram executados por uma ou mais oficinas de Antuérpia e de forma faseada, segundo os dados apurados recentemente por Alexandre Pais, do Museu Nacional do Azulejo, que esteve presente na inauguração. À Rádio Campanário disse que, quem visitar a exposição ficará a perceber como foi feita esta encomenda por D. Teodósio e que são mais de 3 600 azulejos embora não estejam, ainda, todos reunidos.
Alexandre Pais pretende continuar a descobrir mais azulejos de forma a perceber como se organizam os motivos dentro destes painéis.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/exp%20alex%20pais%20ok.mp3{/saudioplayer}
A Diretora do Museu Nacional do Azulejo, Maria de Matos considera extremamente importante a qualidade dos azulejos em exposição, dizendo também que é o resultado de um grande projeto cientifico que estuda o inventário de D. Teodósio I e tem tido como resultado workshops e também um livro.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/exp%20maria%20matos%20ok.mp3{/saudioplayer}
Falámos ainda com a Diretora do Museu Biblioteca da Casa de Bragança. Maria de Jesus Monge referiu que a exposição reflecte um estudo de alguns anos sobre esta coleção, apesar de existirem outros que não estão colocados nas paredes e se encontram no Museu Nacional do Azulejo.
A Diretora do Museu Biblioteca falou-nos das próximas iniciativas que irão ser promovidas, nomeadamente um workshop a 13 de abril e o recomeço dos concertos no Paço, na última sexta-feira de cada mês e ainda no final de junho uma nova exposição.
Maria de Jesus Monge disse também que a partir de agora um novo ciclo de actividades se iniciou.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/exp%20m%20j%20monge%20ok.mp3{/saudioplayer}
A exposição dos azulejos de Flandres encomendados por D. Teodósio I está patente ao público até 16 de junho no Paço Ducal de Vila Viçosa.