A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, presidiu à cerimónia de assinatura de contratos com as Comunidades Intermunicipais (CIMs), que ocorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA, I.P.), na passada terça-feira. Este evento destacou a alocação de uma quantia sem precedentes de 440 milhões de euros, destinados ao desenvolvimento e à coesão territorial, integrados no programa Alentejo 2030.
A cerimónia contou com a presença de diversos autarcas, entre os quais Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa, que partilhou com a Rádio Campanário, presente no local, as expectativas e projetos para o seu impulsionados por estes fundos europeus. “Estamos hoje aqui para testemunhar estes contratos, um novo quadro comunitário que chega tarde, mas ainda a tempo de realizarmos os nossos planos”, expressou Inácio Esperança.
O autarca de Vila Viçosa destacou a importância destes fundos para o município de Vila Viçosa adiantando que é a primeira vez que inscrevem verbas nos Instrumentos Territoriais Integrados de Sustentabilidade e Inovação, após uma década sem beneficiar de fundos europeus devido à falta de inscrição de projetos no quadro anterior. Com 3.800.000 euros contratualizados para Vila Viçosa, o autarca manifesta otimismo quanto à execução das obras planeadas, apesar dos desafios impostos pelo prazo de conclusão até dezembro de 2027. “Já devíamos ter começado, mas esperamos conseguir realizar as obras, pois temos os projetos”, concluiu, refletindo a esperança e a urgência em capitalizar sobre esta oportunidade para o desenvolvimento de Vila Viçosa.