12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Capela do Paço Ducal encheu para assistir ao concerto “Gluck e o Duque de Lafões “soirée” musical em Viena”. “Foi uma noite inesquecível”, declara Maria de Jesus Monge, diretora do Museu – Biblioteca da Casa de Bragança (c/som e fotos)

A Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa acolheu mais um concerto, integrado na Temporada de Concertos para 2016.

Foi na passada sexta-feira, dia 27 de maio, pelas 21h00 que teve início o concerto promovido pela Fundação da Casa de Bragança, intitulado “Gluck e o Duque de Lafões “soirée” musical em Viena”, com a participação de Carmo Pereira Coutinho (Mezzo-Soprano), Francisco Sassetti (piano) e João Pereira Coutinho (flauta).

Foram interpretadas peças de Gluck, Mozart, Haydn e J.A.Hasse.

À reportagem da Rádio Campanário, a Diretora do Museu – Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, Maria de Jesus Monge, mostrou-se muito satisfeita pelo muito público presente na Capela do Paço Ducal para assistir ao concerto dizendo que “não cabia mais ninguém, sabemos que normalmente o concerto de agosto é o que bate recordes, este ano começamos bem e este vai ser um verão em cheio. É verdade que tivemos hoje uma circunstância muito particular, este programa, não só é extremamente interessante, mas o Duque de Lafões é antepassado de dois dos músicos que tocaram e muitos dos que estavam presentes eram familiares e acabou por ser uma reunião de família, de Braganças no Paço dos Duques de Bragança, e acredito que isso contribuiu para encher a casa, mas para além disso, o nível foi absolutamente fantástico, os músicos são muitíssimos bons, o piano do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia aguentou-se maravilhosamente, e apesar da idade, foi uma noite inesquecível”.

A esta Estação Emissora, o músico João Pereira Coutinho, referiu que o projeto musical “já tem alguns anos e foi muito bem acolhido pela Fundação da Casa de Bragança porque o Duque de Lafões é uma figura que merece ser mais conhecida de todos e tem esta particularidade de ter um grande compositor da história da música que lhe dedicou uma ópera que é também muito importante”, acrescentando, “pouca gente sabe disso, mas foi uma oportunidade para divulgar, e é um motivo de grande orgulho para todos nós, portugueses, e à volta disso, construímos um programa duma soirée clássica vienense (…) este é um projeto que merece chegar a bom termo”.

Populares