Para assinalar o Dia Mundial da Saúde, a Câmara Municipal de Vila Viçosa em parceria com a Associação Papatrilhos de Vila Viçosa, promoveu a iniciativa Marcha da Saúde, com o intuito de promover a atividade física e hábitos de vida saudáveis.
A Rádio Campanário acompanhou os cerca de duas centenas e meia de participantes e falou com a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Ana Rocha que declarou que se tratou de uma iniciativa que já se vem repetindo há dois anos, e este ano, “porque há uma associação de Vila Viçosa que às quintas-feiras faz sempre um movimento com uma caminhada/corrida, porque eles têm outras vertentes, achamos por bem convidar essa mesma associação para se associar a esta iniciativa que pretende sensibilizar a população para o consumo de alimentos que possam contribuir para uma alimentação saudável e ao mesmo tempo estimular para a importância da prática do exercício físico em todas as faixas etárias”.
Instada sobre a franca adesão da população, refere que “ao nível das caminhadas há já um registo muito próprio deste executivo e temos já uma ideia programada do número de participantes. No entanto na caminhada da Marcha da Saúde, houve um número de participantes inscritos que superou em muito as nossas expetativas (…)”.
À reportagem da Rádio Campanário, o Presidente da Associação Papatrilhos, João Ratado, destacou o convite por parte da autarquia, “ e como já estamos habituados a estas caminhadas e corridas, propôs-nos que fizéssemos o percurso da caminhada do Dia Mundial da Saúde, e como estamos abertos a tudo quanto é desporto, de imediato aderimos à proposta da autarquia e estamos a fazê-lo com o maior orgulho”.
Questionado sobre a iniciativa Calipomove, salienta que “já superou as expetativas, (…) isto começou numa brincadeira de amigos e ao longo dos tempos foi aumentando o número de participantes e é com muito agrado que vimos a adesão extraordinária por parte da população, ao nosso evento”.