Realizou-se na passada sexta-feira,26 de Julho, um recital de piano, por Patrizia Giliberti, intitulado "Segredos Musicais da Rainha D. Amélia de Orleães", na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa.
Esta apresentação, inserida na temporada de concertos, realizada pela Fundação da Casa de Bragança, contou com casa cheia, e em especial com 41 pessoas do grupo de amigos do Museu José Malhoa, das Caldas da Rainha.
Em entrevista à Rádio Campanário, Patrícia Giliberti, confessou que o interesse pelo acervo musical da Rainha D. Amélia surgiu “ (…) porque são obras lindas, pouco executadas, são obras que valorizam o Palácio de Vila Viçosa e o arquivo musical”.
Para a artista, “ (…) foi um prazer pesquisar, ao longo deste ano, nos aquivos da biblioteca de Vila Viçosa as obras, seleciona-las e executa-las, e realmente, é um arquivo muito rico e variado” (…) todos os compositores da europa dedicaram obras à Rainha D. Amélia de Orleães e, precisam ser valorizadas.
Neste reportório podemos ouvir valsas, marchas heroicas, marchas militares, danças entre outras.
A pianista, que esteve em Vila Viçosa, pela primeira vez em 2005, com um concerto de cravo, considera que “ (…) a acústica da capela é muito boa e que valoriza realmente o piano, um piano histórico”.