Realizou-se no passado sábado, dia 25 de Julho, um concerto na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa, intitulado “ A Carta de Pêro Vaz de Caminha”, criação do Maestro Rui de Luna e que contou com a participação especial de Sofia Aparício.
O espetáculo “A Carta de Pêro Vaz de Caminha” trata a descoberta do Brasil pelos Portugueses, foi “ (…) o primeiro contacto com o outro” explicou o Maestro Rui de Luna à Rádio Campanário. Na prática, o concerto trata-se de uma mistura entre a música e a palavra.
Em termos musicais, o concerto dividiu-se em duas partes: “ (…) o mundo do conquistador com uma batida absolutamente marcial e poderosa e depois o lado mais despojado, mais livre, o do mundo dos índios”, relata o Maestro Rui de Luna”
A palavra esteve a cargo da ex-manequim Sofia Aparício, e do Brasileiro Daniel da Rocha Leite, que de forma sentida declamaram as palavras de Pêro Vaz de Caminha. Em declarações à Rádio Campanário, Sofia Aparício confessou que apesar de esta obra não ter “ (…) qualidade literária, foi um navegador que a escreveu, mas é uma carta de uma riqueza extraordinária” o que permitiu, no fundo, a produção deste pujante espetáculo.
À conversa com a nossa rádio, a Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, Dra. Maria de Jesus Monge, confessou que, para já, a abertura ao público da Igreja dos Agostinhos não está prevista, sobretudo “(…) pela questão da segurança”, contudo, são, periodicamente promovidas algumas atividades neste espaço.
No próximo dia 28 de Agosto, o Maestro Rui de Luna voltará a Vila Viçosa para um novo espetáculo, desta vez inédito, onde serão tocadas peças originais da Rainha D. Amélia no piano da própria.