Foi no passado fim-de-semana de 13 e 14 de julho que Vila Viçosa recebeu, na sede de concelho, um conjunto de atividades que pretendeu aproximar as relações e culturas portuguesas e japonesas. “O Japão em Vila Viçosa” decorreu no seguimento das relações anteriormente estabelecidas pelo município calipolense e a embaixada do Japão, relações essas que na génese têm a História partilhada entre Portugal e Japão.
Luís Roma, Presidente da Câmara Municipal local, fez um balanço positivo do evento, salientando que os resultados são percetíveis a longo prazo. Exemplo disso é o trabalho de Tiago Salgueiro, autor do livro “Do Japão para o Alentejo” que, a ser traduzido no país asiático, trará muitos benefícios para o município.
{play}http://radiocampanario.com/sons/presidente%20japao%20vv_16julho.MP3{/play}
O Ministro da Embaixada do Japão, Sodayoshi Takagawa, também marcou presença na autarquia e mostrou-se muito feliz com o evento. O responsável assumiu que a vila alentejana ainda não é muito conhecida do seu país de origem, mas com o trabalho que se está a desenvolver, essa realidade poderá ser alterada, uma vez que Portugal é, cada vez mais, um país na mira dos japoneses.
{play}http://radiocampanario.com/sons/embaixador%20japao%20vv_16julho.MP3{/play}