Vila Viçosa, no distrito de Évora, é sem dúvida uma das mais belas localidades alentejanas. Foi por cá que os duques de Bragança mantiveram as suas propriedades e o magnífico Paço Ducal, até à Proclamação da República.
Vila Viçosa é famosa pela grande quantidade de mármore na região, em especial o de cor rosa. É extraído e explorado a partir de mais de 160 pedreiras. A vila possui um magnífico património arquitetónico, com edifícios históricos que nos fazem viajar ao passado.
O Paço Ducal representa um dos mais emblemáticos monumentos de Vila Viçosa.
A sua edificação iniciou-se em 1501 por ordem de D. Jaime, quarto duque de Bragança, mas as obras que lhe conferiram a grandeza e características que hoje conhecemos prolongaram-se pelos séculos XVI e XVII.
Esta Vila atinge a excelência da arte da gastronomia alentejana, Com pratos típicos como o gaspacho frio à açorda quente com ovos, bacalhau ou sardinhas assadas, às sopas de tomate, da panela , de cação, de cachola, de batata, de beldroegas, de cebola, às migas alentejanas com entrecosto frito, o ensopado de borrego ou o borrego assado, os pézinhos de coentrada, o cozido à alentejana, ou ainda os enchidos para acompanhar uma boa favada.
Queijos frescos, curados ou de meia cura, azeitonas pisadas ou arretalhadas.
E dos doces aqui fica a lembrança das tibornas de amêndoa e gila, o sericá oriundo de terras orientais, o arroz doce, as queijadas, o toucinho do céu, os nógados, os bolos fintos , as filhós e as azevias e outras apetitosas guloseimas de velho sabor conventual.
Visite Vila Viçosa!