A candidatura “Vila Viçosa: Vila Ducal Renascentista”, integra a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial desde 2016, encontrando-se em fase final de aprovação no município, o dossier da candidatura a Património Mundial, para apresentação à UNESCO.
Questionada sobre o ponto em que se encontra este processo liderado pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, Ana Paula Amendoeira, diretora Regional da Cultura do Alentejo, afirma à RC que “neste momento se está a trabalhar no processo de classificação nacional do conjunto”.
A dirigente explica que, para que o conjunto patrimonial compreendido na candidatura ‘Vila Viçosa, Vila Renascentista’ seja reconhecido a nível internacional, “faz sentido que seja reconhecido como património nacional”.
“A candidatura de Vila Viçosa a património da UNESCO tem que passar primeiro por um processo de classificação nacional”
Ana Paula Amendoeira
Por este processo passaram cidades como Évora ou Elvas, cujos conjuntos patrimoniais são atualmente classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.
“O dossier” de candidatura do conjunto patrimonial “está neste momento em análise para a promoção dessa classificação nacional que é obrigatória pela lei portuguesa”, estando o trabalho técnico concluído.
Em declaração a esta estação emissora, Manuel Condenado, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa confirmou que se encontra em processo a “classificação do bem a candidatar com monumento nacional”, tendo já sido desenvolvidos todos os esforços nesse sentido pela Direção Regional da Cultura do Alentejo.
“Classificação certamente irá ocorrer nos próximos meses”
Manuel Condenado
Mais acrescenta o autarca que “da parte da Câmara, os procedimentos estão todos iniciados, vamos aprovar hoje o dossier final” e “vamos entregá-lo dentro de algumas semanas ou meses na UNESCO”.