No ano letivo 2014/2015 foi proposto pelo Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, que a Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa viesse a receber no atual ano escolar, os alunos do 5º e 6º Anos, passando também os alunos do 1º Ciclo para a Escola D. João IV.
Para além das vantagens em termos pedagógicos, mencionados pelo Conselho Geral de Educação e defendidos pelos encarregados de educação, esta medida teria como principal objetivo, colmatar a redução de funcionários que, em virtude do término de contrato, seriam reduzidos em 50%.
Já este ano letivo, 2015/2016, questionado sobre este assunto, o presidente do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Rui Sá disse, em entrevista à Rádio Campanário, que a decisão ainda aguarda o parecer da DGEST central, pois “ (…) ainda não há uma resposta concreta àquilo que foi solicitado, portanto neste momento vai manter-se como está”.
Contudo, Rui Sá revelou a esta estação emissora que “ (…) haverá uma troca nas escolas do primeiro ciclo, entre o carrascal e o castelo (…) passarão a frequentar a escola do castelo o 3º e o 4º ano, e a escola do carrascal o 1º e o 2º anos, em virtude do número de turmas que temos”. O presidente do Agrupamento disse que foram “ (…) obrigados a fazer esta alteração”.
Rui Sá afirmou que “ (…) só assim é possível que todas as atividades letivas, incluindo as atividades extracurriculares, as denominadas AEECS, possam funcionar dentro da normalidade”.