Decorreu este domingo, 10 de maio, o III Encontro Transfronteiriço de Revistas de Cultura e a apresentação do número 22 da Revista de Cultura Callipole.
O programa, vasto, teve início pelas 9h30 com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado, na sessão de abertura, do diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, José Manuel Cortês e da diretora da Edição Regional de Extremadura da Junta de Extremadura, Rosa Lencero.
Pelas 10h00 teve início o primeiro painel temático, “Revistas de Cultura no Século XXI: Realidades e Perspetivas Futuras com as intervenções de Jorge Oliveira da Universidade de Évora e de Luís Suñen, diretor da revista Scherzo.
O segundo painel “Novos desafios para as Revistas de Cultura: Alterações dos hábitos de leitura e massificação informativa”, contou com a moderação de Joaquim Saial, Mestre em História da Arte, Moisés Cayetano Rosado, diretor da Revista Estudios Extremeños, Maria da Conceição Cabrita, diretora Editorial da Revista Elvas Caia-Revista Internacional de Cultura e Ciência, e Ana Paula Fitas, Coordenadora Científica da Revista Cadernos do Endovélico.
De seguida foi abordado “O Futuro das Revistas de Cultura: Os desafios da gestão, distribuição e posicionamento no espaço editorial”, moderado por Isabel María Pérez, presidente de la Associación de Escritores Extremeños, Eduardo Luciano, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora, Fernando Mão de Ferro, editor e Eloy Martos, diretor da Revista Puertas a la Lectura.
Pelas 15h45 foram apresentadas as conclusões preliminares do III Encontro Transfronteiriço de Revistas de Cultura e Sessão de Encerramento com Ana Rocha, vereadora da Cultura Câmara Municipal de Vila Viçosa e Moisés Cayetano Rosado, diretor da Revista Estudios Extremeños.
A finalizar o III Encontro Transfronteiriço de Revistas de Cultura, foi apresentado o número 22 da Revista de Cultura Callipole.
À Rádio Campanário, o presidente da autarquia calipolense, Manuel Condenado, refere que “em 2005, realizou-se aqui em Vila Viçosa o primeiro encontro, em 2007 em Badajoz, houve um interregno de alguns anos e pensámos, e em boa hora o fizemos, organizar este encontro no dia em que vamos apresentar também o número 22 da Revista Callipole”.
Manuel Condenado diz ainda que foi “um encontro muito participado com diretores de revistas dos dois lados da fronteira, houve muita discussão acerca dos temas e das problemáticas que preocupam as pessoas que trabalham nesta área”
Relativamente aos conteúdos da Revista Callipole, o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa realça que “tem sido fiel à sua matriz e à sua identidade inicial que é a apresentação de temas relacionados com o nosso concelho e com a nossa região e a participação de autores regionais e locais, de Portugal e da Extremadura espanhola, e é desejável que assim continue”.
No final realizou-se um concerto com o grupo Eborae Musica.