12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança finalizou temporada de concertos com Concerto de Natal (c/som e fotos)

A Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa recebeu na noite de 16 de dezembro, sexta-feira, pelas 21h00, o Concerto de Natal que encerrou a temporada de concertos do ano de 2016.

O concerto pelo Ensemble Odeon, contou com Raquel Queirós e Maria João Matos no Violino,

Jean Aroutiounian na Viola de Arco e Nuno Abreu no Violoncelo.

A Rádio Campanário esteve presente na Capela do Paço Ducal para reportar a iniciativa e falou com a diretora do Museu Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, Maria de Jesus Monge que fez um balanço muito positivo desta temporada que é já a 17ª, referindo que finalmente “começamos a colher frutos significativos desta aposta continua e continuada da Fundação”.

Salienta que tem havido este ano “casa cheia, verdadeiramente casa cheia e acredito que o tipo de programação que temos estado a fazer, por ser muito diferente daquilo que podem encontrar noutros sítios, atrairá os mais interessados neste tipo de música”.

Acrescenta que o arquivo musical tem sido explorado e tem sido tentado que “muita da música que é aqui executada, tenha a ver com aquilo que, por um lado era tocado no Paço e por outro lado, a que ainda hoje existe nos nossos arquivos”, o que como refere, “vai ter também como resultado adicional, a publicação de um livro sobre a biblioteca musical da Rainha D. Amélia, os seus gostos musicais, que será acompanhado pela gravação de um cd com, exatamente, as mesmas músicas”.

Questionada se o sucesso verificado da temporada de concertos poderá levar a que venha a existir um maior numero de concertos, Maria de Jesus Monge diz que o Conselho Administrativo da Fundação da Casa de Bragança está a pensar “em dar continuidade ao que temos tido e sempre com uma aposta forte em bons executantes”, avançando que neste momento está a ser projetado um concerto a ter lugar no mês de julho na Igreja dos Agostinhos “e que será muito interessante”. Relativamente à Capela do Paço Ducal, diz que serão oito “e depois se verá”.

Populares