A Fundação da Casa de Bragança (FCB) de Vila Viçosa vai passar a ter o seu Museu dos Coches.
Marcelo Rebelo de Sousa confirmou à Rádio Campanário que, “coches do próprio museu e de privados vão passar a integrar a exposição que deixará de ser um anexo do Museu dos Coches, passando a ser o Museu dos Coches da Fundação”.
O presidente da FCB acrescenta que “irão alguns para o futuro museu”, em Lisboa, “mas virão outros”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Marcelo%20coches13maio2014.MP3{/play}
Recorde-se que no início deste ano, fonte do Museu Nacional dos Coches disse à Rádio Campanário que “algumas viaturas da coleção do MNC virão enriquecer a exposição permanente do MNC no novo edifício de modo a apresentar, em conjunto, a evolução destes meios de transporte tanto cronológica como tipologicamente. As viaturas do Paço Ducal de Vila Viçosa, tal como todas as que estejam relacionadas com a utilização em Vila Viçosa ficarão no Paço Ducal”.
Desde 1984 o Museu Nacional dos Coches (MNC) mantêm em Vila Viçosa, em exposição ao público viaturas pertencentes na sua maioria à coleção do Museu a que se juntaram algumas do Palácio Nacional da Ajuda, do Museu de Évora, do Museu Machado de Castro, de depósitos privados e as do próprio Paço Ducal.
Entretanto em 2013 foram levados do anexo em Vila Viçosa, 1 coupé, 1 clarence, 1 caleça e 1 landau, para o núcleo museológico do Museu da Presidência, na Alfandega do Porto por requisição do Museu da Presidência.
Já o landau do regicídio, que era um dos motivos de interesse de visita a este museu, foi para o Museu em Lisboa em 2008 para integrar a exposição “D. Carlos, um Homem do seu Tempo”, após o que integrou a exposição permanente do Museu.