12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Gráfica Calipolense eleita a Empresa Gráfica do Ano numa altura em que prevê aumentar o número de colaboradores (c/som)

A Gráfica Calipolense foi nomeada a Empresa Gráfica do Ano.

Na cerimónia que decorreu no Casino da Figueira da Foz, no final do mês de maio, reuniram-se cerca de 300 personalidades ligadas ao mundo gráfico para a gala anual.

Antes da Gala, os convidados tiveram a oportunidade de apreciar os trabalhos a concurso em cerca de 22 categorias.

Em declarações à Rádio Campanário, Antonieta Carrasco diz que o prémio “é o reconhecimento de muitos anos de trabalho, temos tido um grande crescimento a partir do ano 2000 quando iniciámos as instalações no Parque Industrial”, acrescentando, “a partir daí começamos a trabalhar com os principais clientes a nível nacional”.

“Com a implementação das novas instalações conseguimos produzir outros produtos que não fazíamos até à data”, refere.

Com 80 funcionário, a Gráfica Calipolense poderá vir a aumentar o seu quadro de pessoal “daqui por um ano e alargar o processo produtivo”, depois de “estabilizar do investimento realizado no valor de 4 milhões de euros”. 

Constituída em 1995, em sociedade por quotas, a Gráfica Calipolense deu assim continuidade à atividade na área da tipografia e das artes gráficas em geral, que vinha desenvolvendo em nome individual desde 1974.

De origem familiar, a empresa tem vindo a crescer em resultado de uma aposta na modernização da sua estrutura produtiva.

A principal atividade da Gráfica Calipolense passa pela produção de trabalhos publicitários e rótulos para refrigerantes e vinhos, com uma capacidade de produção diária da ordem dos 30 milhões de rótulos, destinados a embalagens de cervejas, águas, azeites, óleos, sumos, refrigerantes, vinhos, produtos enlatados.

Antes da crise, a empresa foi apoiada pelo IAPMEI e pelo IEFP na modernização do seu equipamento, criando mais postos de trabalho. A empresa continuou a expandir a sua atividade durante a crise, investindo a partir de capitais próprios e criando mais postos de trabalho, através de uma nova unidade industrial, com maquinaria de última geração, americana e italiana (a juntar às máquinas alemãs de unidade já existente), única em Portugal, para apresentação de novos produtos como sejam os rótulos em cinta plástica e de rótulos autocolantes em relevo e com pin-code.

Com a nova unidade industrial da Gráfica Calipolense localizada no parque Industrial em Vila Viçosa e que tem uma área de 2.400 m2 e cujo financiamento no valor de 5 milhões de euros foi totalmente suportado pela empresa, sem recurso a Fundos Comunitários, o volume de emprego total cresceu, tendo o IEFP acompanhado e apoiado a expansão empregadora da empresa durante os anos de 2013 e 2014, com apoios ao nível dos Estágios Emprego (8 EE) e da contratação de novos trabalhadores (14 Estímulos Emprego).

A Gráfica Calipolense é hoje líder no mercado como um dos principais fabricantes de rótulos em papel, a nível nacional.  

Populares