No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma data que tem por objetivo aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, será possível visitar a Igreja dos Agostinhos, património histórico da Fundação da Casa de Bragança, que se situa em frente ao Paço Ducal, em Vila Viçosa.
O Convento e Igreja dos Agostinhos, cuja construção teve início em 1267, no reinado de D. Afonso III, sob a invocação de Nossa Senhora da Graça, foi entregue à Ordem dos Eremitas Calçados e foi o primeiro convento a ser instituído em Vila Viçosa. Aquando do início da construção do Palácio Ducal (1501), o convento foi reestruturado, por ordem de D. Jaime, quarto Duque de Bragança, e a sua fachada ficou virada para o Terreiro do Paço.
A igreja, de estilo barroco, transformou-se, a partir de 1677, no Panteão dos Duques de Bragança, acolhendo no seu interior os túmulos dos primeiros seis duques, a que se junta no século XX o túmulo do primeiro Duque de Bragança – D. Afonso, classificado monumento nacional desde 1910.
Pretende-se que o dia 18 de abril funcione como um marco comemorativo do património nacional, mas que celebre, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.