12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Lançamento da publicação “Livros de Muitas Cousas, com o título o Códice 702 – Um Cartulário de D. Jaime de Bragança”, da autoria de Marta Páscoa, no Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança

Foi apresentado ontem, quinta-feira, 24 de Setembro, no Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, o primeiro volume da Coleção “Livros de Muitas Cousas, com o título o Códice 702 – Um Cartulário de D. Jaime de Bragança, da autoria de Marta Páscoa, arquivista da Fundação da Casa de Bragança.

Para além deste lançamento, foram entregues os diplomas, às alunas da Escola Secundária Públia Hortência de Castro, que durante este verão fizeram um estágio na organização.

Em entrevista à Rádio Campanário, Marta Páscoa explicou que “ (…) este livro é um estudo sobre outro livro que está nos reservados da Fundação da Casa de Bragança e, que tem a particularidade de ter sido construído aqui em Vila Viçosa há 500 anos atrás”.

O antigo livro, da autoria de D. Jaime “ (…) era constituído por cópias de documentos que o Duque D. Jaime considerava importantes”, e o novo, da autoria de Marta Páscoa, é um estudo desse mesmo livro, constituído por sumários com resumos dos documentos do original”., revelou a escritora.

De uma parceria entre a Fundação e a Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, surgiu a oportunidade de alguns alunos poderem fazer um estágio de verão naquela organização, dando apoio nas mais variadas áreas.

Uma dessas alunas é Ana Balhico, que estagiou na portaria do Museu-Biblioteca, e que em entrevista a esta estação emissora afirmou que o estágio “ (…) correu bastante bem, valeu completamente a pena, ficamos a conhecer o Palácio de uma ponta à outra (…) e com os visitantes ajudou a melhorar a nossa capacidade de falar em público”.

Quem também esteve à conversa com a Rádio Campanário foi o presidente da Fundação da Casa de Bragança, Marcelo Rebelo de Sousa, onde revelou que “ (…) este livro é muito importante porque é o começo de uma coleção (…) cuja ideia é ter livros tipo caderno, baratos para estudantes, professores, turistas e investigadores”.

Ainda relativamente à obra “Muitas Cousas” “ (…) é um livro que está a ser desenvolvido há anos, que mostra como era vida daqueles que viviam na Casa de Bragança, há muitos séculos atrás (…) permite conhecer a vida deles e como se vivia naquele tempo, ao nível das esferas do poder “.

O Professor Marcelo Rebelo de Sousa, relembrou ainda que, apesar de não ter sido oficial “(…) ficou como lançado o novo roteiro, em Português e em Inglês, do Museu das Carruagens , que agora é da Fundação, já não é uma delegação do Museu Nacional dos Coches (…) a fundação vai continuando a ter novidades todos os meses”.

Populares