12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Motor Social CLDS 4G apoiou no 1º ano cerca de 800 pessoas no emprego e intervenção familiar (c/fotos)

 

O Motor Social CLDS 4g é um projeto de cariz social financiado com verbas do Fundo Social Europeu, com o objetivo de, essencialmente, combater a exclusão social, a pobreza e o desemprego no concelho de Vila Viçosa.

O Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G (CLDS 4G), é promovido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa e Segurança Social, e é coordenado e executado pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.

Em nota de imprensa enviada á nossa redação, o Motor Social refere que, um ano após o arranque da quarta geração do programa em Vila Viçosa, é notória a importância e a dinâmica que o projeto imprimiu no concelho, contribuindo para a diminuição do desemprego neste e para a capacitação e valorização pessoal das famílias, diminuindo as situações de dependência dos serviços, potenciando a sua autonomia e melhoria da qualidade de vida. É notório também o trabalho que o projeto tem desenvolvido junto das crianças e dos jovens do concelho na criação de estilos de vida saudáveis e na promoção da sua integração social.

No primeiro ano de funcionamento, serviu 792 beneficiários divididos entre os dois eixos obrigatórios e atribuídos ao concelho:

Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação

Eixo 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva de pobreza infantil

Do total dos 792 beneficiários do projeto, participaram em atividades do Eixo 1, 304 pessoas e 21 empresários, sendo que 224 se encontravam desempregados quando entraram na operação.  Com atividades na área do emprego, realizadas em todas as localidades do Concelho e junto de todas as faixas etárias, destacamos os 531 atendimentos realizados a desempregados, e os 105 beneficiários integrados em mercado de trabalho.

Segundo efere a mesma nota, há ainda de destacar os 465 encaminhamentos para ofertas de emprego, as centenas de ofertas de emprego publicadas nas redes sociais, as atividades realizadas para desenvolvimento de competências dos desempregados de todas as freguesias do concelho e ainda os três projetos de empreendedorismo apoiados, o apoio à criação de uma empresa e as atividades na área do empreendedorismo desenvolvidas na comunidade e juntos dos alunos do Ensino Secundário de Vila Viçosa.

No Eixo 2, e apesar das contingências e do período restritivo que estamos a viver, a equipa conseguiu desenvolver um programa de atividades dinâmico e de grande proximidade com as famílias, tentando responder às suas necessidades, quer de desenvolvimento pessoal e de integração social, quer no desenvolvimento de atividades junto dos jovens e crianças do concelho para a criação de estilos de vida saudáveis e de combate à exclusão social. 

O Motor Social realizou dezenas de atividades em 5 das 7 ações previstas, trabalhando com mais de 160 famílias e 536 pessoas.

É de referir, mais uma vez, conforme refere a entidade, a importante colaboração dos parceiros do projeto, em especial da Autarquia de Vila Viçosa, de todas as Juntas de freguesia do Concelho, do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, da Instituto da Segurança Social Local, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Viçosa e da INOVINTER.

Foi este trabalho em parceria, colaborativo e complementar de todos, de grande proximidade, busca de soluções para as diferentes problemáticas dos cidadãos no seu território, que permitiu ao Motor Social estes resultados.

Chegados ao final do primeiro ano de funcionamento, apesar da pandemia e de todas as limitações, o Motor Social 4G refere que o projeto trouxe um valor acrescentado às práticas já existentes e procurou imprimir uma dinâmica forte e próxima de todos.

 

Populares