Os alunos da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa comemoraram o encerramento do ano letivo , no passado sábado, 18 de junho, com um almoço de convívio que decorreu no Pavilhão Multiusos local.
O convívio foi animado musicalmente pelo Coro da Universidade Sénior calipolense e pelo Grupo de Cantares Vozes de Idade de Ouro da Academia Senior de Estremoz.
À Rádio Campanário o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado, falou sobre o número de discentes inscritos na instituição, revelando que “os alunos que frequentam a Universidade Sénior têm-se mantido mais ou menos constante ao longo dos anos, à volta de 100 alunos (as)”.
Sobre a oferta curricular expressou que “ têm várias opções, tem se mantido a matriz inicial nas disciplinas básicas a História local, a Informática, atividades fisicas sendo que ao longo dos anos têm existido algumas inovações”. Acrescentando que “ no ano que está agora a terminar a novidade foi a disciplina de Ação Social “.
Segundo o autarca “em todas as disciplinas os alunos manifestam interesse, a frequência é elevada , o projeto é um projeto de sucesso pela sua durabilidade visto que já tem oito anos”. Asseverando que “estamos sempre abertos a que os alunos apresentem inovações e sugestões (…) é sempre bom inovar porque são motivos que tornam mais apelativos a frequência ”.
Manuel Condenado esclareceu que “os objetivos iniciais deste projeto mantêm-se , ou seja, aumentar os niveis de conhecimentos através da partilha e da experiência de vida de cada um”. No que se refere ao aspeto social pretende-se “ combater aquilo que é um problema dos nossos dias, que é o isolamento e a solidão, portanto, o convivío desta festa espelha bem como esse objetivo foi conseguido”.
O edil fez um balanço muito positivo do ano letivo 2015 /2016 relembrando que “este projeto foi organizado, em 2008, pela Câmara Municipal, a Caritas Paroquial e a Santa Casa da Misericórdia , uma parceria que se tem mantido ao longo dos anos e o balanço que fazemos não só dos outros anos de atividade como deste último ano também, é muito positivo “.
Adiantando ainda que relativamente ao problema de acessibilidade das atuais instalações da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa “é um problema que temos que resolver a curto prazo entre os três parceiros de forma a encontrar um outro espaço que seja de fácil acesso porque estamos a falar de pessoas adultas , algumas ja com uma idade avançada, de dificil mobilidade nalguns casos e é um problema que para o próximo ano letivo têm que ter uma solução”.
Sobre o novo espaço refere-nos que “temos que dialogar entre os três parceirose temos que fazer um esforço no sentido de pensar em instalações de algum dos parceiros, ou um arrendamento”.
A esta Estação Emissora o maestro do Grupo de Cantares Vozes de Idade de Ouro da Academia Sénior de Estremoz, Eduardo Correia, contou-nos que actualmente este grupo é constituído por 35 elementos que ao longo do presente ano actou em vários espetáculos do concelho e fora da sua área limitrofre , destacando que “ somos deveras solicitados o que também nos dá uma motivação extra”.
O maestro da Academia Sénior de Estremoz aproveitou a oportunidade para saudar o Coro da Universidade Sénior calipolense realçando que “é um coro fora do contexto daquilo que nós estamos habituados que tem umas vozes belissímas, afinado e que está muito bem ensaiado”.