12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: “O incêndio foi dominado às 22h20” informou o 2º Comandante da Proteção Civil que disse “se tivesse sido num raio de 40km, o helicóptero tinha saído automático” (c/som)

Mais de cem operacionais combateram esta terça-feira, 6 de setembro, um incêndio de grandes proporções às portas de Vila Viçosa e que devastou dezenas de hectares de mato e pasto.

Um incêndio que iniciou às 14h57 na zona do Paul e que com a ajuda do vento foi devastando tudo o que aparecia pela frente, chegando a ameaçar casas e até os próprios bombeiros, tendo um dos veículos dos bombeiros de Vila Viçosa começado a arder, mas que rapidamente foi extinto, danificando apenas o guarda-lamas e o sistema elétrico do veiculo.

Segundo a Rádio Campanário conseguiu apurar, na origem deste incêndio poderá ter estado a queda de uns cabos de eletricidade.

No local a combaterem este incêndio, estiveram praticamente todas as corporações do distrito de Évora, num total de 111 operacionais e 34 viaturas, que ao final da tarde chagaram a ter o apoio de um helicóptero, que deu uma ajuda preciosa no combate às chamas.

A estrada que liga Vila Viçosa a São Romão esteve cortada ao trânsito durante várias horas, devido às chamas e ao intenso fumo.

A Rádio Campanário falou com José Soldado, 2º comandante operacional distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, que nos disse ter sido “um trabalho muito árduo, o incêndio andava com grandes velocidades, vento muito irregular e o incêndio desenvolveu-se com muita velocidade”.

O 2º Comandante confirmou-nos que houve vários bombeiros que tiveram de ser assistidos, dizendo que “foi apenas inalação de fumos, cansaço, temperatura muito elevada e tiveram só uma passagem pelo hospital”.

Sobre a chegada do helicóptero que apenas chegou cerca das 18h00, José Soldado afirmou que “às vezes temos de admitir essas críticas, o incêndio estava quase a 50 quilómetros do raio do helicóptero e no inicio tudo indicava que o incêndio era dominado rapidamente, só depois daquele tempo é que foi pedido ataque ampliado, mas se estivesse no raio de 40 quilómetros sai logo automático”.

“O incêndio foi dominado às 22h20”, acrescentou José Soldado que disse ainda que todo o dispositivo se vai manter no terreno durante esta quarta-feira.

 

 

Populares