A Rádio Campanário tem vindo a receber algumas manifestações de desagrado com o estado em que se encontra Vila Viçosa e a Freguesia de Bencatel, relativamente à deposição de monos junto aos contentores do lixo.
Durante o programa Boletim Informativo, esta Estação Emissora questionou a vereadora da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Ana Rocha, sobre esta situação, tendo a autarca manifestado o seu desagrado com a forma de agir dos munícipes, dizendo que “o que se passa junto aos contentores é vergonhoso”.
Ana Rocha refere que “não é um problema fácil de resolver”, explicando que a recolha dos monos se faz mediante o preenchimento de um requerimento no Balcão Único, norma que não é seguida.
A vereadora diz que já fizeram a experiencia de, num determinado período, não ter sido feita essa recolha, “no sentido de sensibilizar, mas por mais apelos que se tenham escrito ou de voz (…) não resultaram”.
O mesmo procedimento foi feito, mas no sentido inverso, mas também aqui a autarca diz que não surtiu efeito, porque “passados dois minutos há um determinado contentor exatamente na mesma, nem que tivéssemos uma equipa 24 horas por dia a fazer este tipo de recolha, conseguiríamos dar conta da situação”.
Ana Rocha diz que existe um regulamento “que prevê contraordenações, o difícil neste processo, é identificar quem lá coloca as coisas (…) porque muitas vezes as pessoas aproveitam a noite para as colocar, e mesmo que queiramos aplicar aquilo que está previsto em regulamento com contraordenações, não conseguimos porque as situações não são identificadas e mesmo que alguém veja, normalmente tem tendência” a não denunciar.
A vereadora conta que o presidente da Junta de Freguesia de Bencatel informou o Município de Vila Viçosa, que existe um problema sério nesta freguesia, tendo sido enviado um oficio à GNR, “acompanhado de fotografias dos diversos locais e do regulamento, a pedir que a GNR nos dê algum auxilio”.
Sublinha que quem tem monos para serem recolhidos, não os coloque junto aos contentores, “dirijam-se à Câmara Municipal de Vila Viçosa para fazer o devido requerimento no Balcão Único, e os monos serão recolhidos”.
Instada sobre a taxa a pagar, Ana Rocha diz que não tem presente esses dados, mas que posteriormente nos faria chegar essa informação, o que fez, tendo nos sido dito “que existe o pagamento de uma tarifa prevista na tabela de Taxas e Licenças em vigor”.