O orçamento para 2015 e as grandes opções do plano para o ano de 2015 – 2018 da Câmara Municipal de Vila Viçosa foi aprovado em reunião de câmara realizada esta quarta-feira, 22 de outubro, no valor de 9 milhões 382 mil 184 euros.
À Rádio Campanário Manuel Condenado diz que “o plano de atividades e o orçamento são documentos de transição” devido a “um período de equilíbrio financeiro que está a decorrer bem”.
“Há um condicionalismo na elaboração do orçamento, que são os encargos de anos anteriores à volta de 2 milhões e meio de euros”, refere.
O autarca salienta que “a maior fatia vai para o pessoal”, cerca de 3 milhões de euros, “este ano por força de decisão governamental vão nos ser retirados 50 mil euros para o Fundo de Apoio Municipal, tiram-nos a nós para emprestar a outros câmaras e temos várias retenções de verbas que são enviadas para a câmara, do Orçamento de Estado” de cerca de 70 mil euros.
Manuel Condenado refere que a Câmara Municipal de Vila Viçosa “prescindiu de algumas receitas”, nomeadamente, “as isenções de apoio ao comércio local e a isenção das bancas do mercado e prescinde de 1% do IRS que são 50 mil euros”.
Referente às grandes opções do plano, Manuel Condenado diz que “a maior fatia vai para as funções sociais, um valor de 2 milhões 483 mil e 170 euros “, representando 75%.
O autarca diz que a Câmara Municipal de Vila Viçosa tem uma “capacidade de endividamento de cerca de 1 milhão de euros”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/orcamento_2015%20ARRANJADO28out14.mp3{/play}