A UNITATE (Associação de Desenvolvimento da Economia Social) conquistou em 2018 dois prémios monetários, que permitirão à entidade o desenvolvimento de dois projetos ao longo do presente ano. “A UNITATE este ano tem um grande desafio”, afirma Tiago Abalroado, presidente da direção da entidade, em declarações a esta estação emissora.
O prémio BPI Séniores, atribuído ao projeto «Espaço Solidário para apoiar a comunidade», disponibiliza cerca de 50 mil euros para a criação em Pardais deste espaço solidário interconcelhio (Vila Viçosa e Alandroal), “que brevemente irá iniciar a sua obra”.
“A UNITATE este ano tem um grande desafio”
Tal encontra-se condicionado pelas negociações em curso com a autarquia, uma vez que existe por parte da instituição vontade “de fazer um lar de idosos, além daquilo que está projetado no BPI”. a garantia de sustentabilidade do projeto determinará se o projeto se cingirá ao espaço social ou se incluirá “uma estrutura residencial”, explica.
Em 2018, a UNITATE conquistou também 15 mil euros do Prémio Especial SIC Esperança- Delta Cafés, com um projeto para a criação de um sistema aplicacional de monitorização da atividade organizacional das instituições, nomeadamente, ao nível da prestação de cuidados e de gestão. Este prémio permitirá à UNITATE “desenhar uma aplicação móvel e web” para “uma gestão mais eficiente das instituições sociais”, explica.