A pedreira da empresa F. J. Cochicho e Filho, Lda. localizada na freguesia de Pardais, no concelho de Vila Viçosa está a ser alvo de um estudo internacional devido à sua profundidade, tendo já sido publicado um estudo científico elaborado por investigadores da Sociedade de Geologia de Londres e de investigadores portugueses.
A informação foi avançada à Rádio Campanário pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, aquando da visita ao concelho de Vila Viçosa, a duas empresas, uma de extração e outra de transformação de mármore.
O governante diz que a pedreira de F. J. Cochicho e Filho, Lda. “é um exemplo internacional”, referindo, “há pouco com os investigadores do LNEG e com os investigadores da Universidade de Évora, deram-me nota de uma novidade a par de todas aquelas que eu já conhecia relativamente a esta exploração tão importante”.
“Esta é uma pedreira única à escala europeia muito relevante, tem a coluna mais profunda de extração da União Europeia”, salienta.
O ministro Jorge Moreira da Silva refere que os investigadores demonstraram a relevância do ponto de vista da inovação e de valor geológico desta pedreira que não é só conhecida em Portugal, é mesmo um caso de estudo internacional”.
“Espero que continue a compatibilizar proteção ambiental, inovação tecnológica, ordenamento do território, internacionalização, investimento e emprego que é o que nós precisamos”, conclui.