Depois de maio, outubro é o mês que volta a reunir anualmente os grupos de peregrinos que vão na direção do Santuário de Fátima, percorrendo as estradas movidos pela fé e pela adoração à Mãe.
O grupo que anualmente parte de Vila Viçosa em direção à Cova de Iria, saiu do Santuário da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, esta quinta-feira, 6 de outubro, tendo a primeira paragem em Estremoz.
Serão sete dias de uma caminhada cheia de fé, em que os cerca de trinta peregrinos fazem um reencontro com os outros, uma partilha.
Em declarações à Rádio Campanário, Teresa Carvalho, uma das organizadoras desta peregrinação referiu que este ano o grupo é mais pequeno, 34 inscritos, “mas era de esperar porque em maio eramos imensos e as pessoas estão todas na expetativa do próximo mês de maio e algumas pessoas não podem ficar de férias duas vezes por ano e muito provavelmente escolhem o mês de maio”.
Questionada sobre se existe alguma diferença entre esta peregrinação de outubro e a do mês de maio, Teresa Carvalho diz que “o espirito é o mesmo e as pessoas que vão sentem o mesmo (…) vão por fé e fé temos todos os dias”.
Recorde-se que o Bispo Auxiliar de Lisboa anunciou que o Papa Francisco já confirmou que virá a Fátima em maio de 2017,para presidir às celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Entre as expectativas da Igreja portuguesa para a visita, destacam-se as possíveis novidades nos processos de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, e no processo de beatificação da irmã Lúcia.