Vila Viçosa celebrou nos últimos dias os 375 anos da Coroação e Proclamação de Nossa senhora da Conceição como Padroeira de Portugal.
O Santuário acolheu altos representantes civis, o clero de diversas as nacionalidades e todos os fiéis que quiseram celebrar eta data tão importante na casa na Mãe.
A Rádio Campanário acompanhou estas comemorações e falou com Fernando Pinto, Juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição que, em declarações à RC, fez o balanço deste momento especial vivido em Vila Viçosa.
O Juiz da Régia Confraria começou por nos referir que “a sensação é de dever cumprido no sentido de serviço em prol deste Santuário e em prol de Vila Viçosa”.
Fernando Pinto sublinhou ainda “penso que este foi um dia muito importante para Vila Viçosa e direi até mais, para o país, não só pelas celebrações, mas também, e principalmente, por aquilo que elas representam também neste momento que estamos a viver.”
O responsável pela Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição ressalvou “estas celebrações são importantes porque trouxeram até nós, quer os representantes civis, quer o Clero e todos se fizeram peregrinos aos pés de Nossa Senhora.”
A Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, responsável pela organização das celebrações religiosas que se realizam no Santuário, acolheu diversas individualidades que por estes dias visitaram Vila Viçosa.
A presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa foi também muito especial, quer para Vila Viçosa, quer para a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição que recebeu das mãos do Presidente da República, na eucaristia de domingo, uma condecoração.
Para Fernando Pinto este foi um momento histórico para o santuário de Nossa Senhora da Conceição “porque pela primeira vez temos as três coroas no mesmo sitio, histórico porque pela primeira estamos a celebrar os 375 anos da Proclamação e Coroação de Nossa Senhora da Conceição, histórico porque aqui estiveram os altos representantes da igreja Portuguesa mas também os enviados do Santo Padre que nos enviou esta graça desta mensagem tão importante para Portugal e tão importante para este santuário.”
Este momento tão especial culminou com a Assinatura do Protocolo que vai juntar cinco entidades que se unirão para recuperar o Santuário da Padroeira de Portugal.