18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Setembro 8, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa quer ter um Centro Interpretativo do Castelo! Câmara já adquiriu Imóvel “o 1º passo está dado” diz Inácio Esperança

A Câmara Municipal de Vila Viçosa comprou o edifício do primeiro paço municipal de Vila Viçosa. A escritura de compra e venda vai ser realizada na próxima segunda feira e o objetivo é criar um Centro interpretativo do Castelo.

A informação foi avançada pelo Presidente do Município, Dr. Inácio Esperança, à margem da inauguração da III Feira Renascentista que arrancou esta sexta-feira.

O Autarca explicou que se trata de “uma casa no interior do Castelo que queremos que seja o Centro Interpretativo do Castelo de Vila Viçosa” justificando que “este castelo tem uma história importantíssima para Vila Viçosa e para o Mundo.”

O Presidente do Município sublinhou ainda que, em termos históricos, o Castelo de Vila Viçosa “tem um papel importante na guerra da Independência , aqui morreu um irmão de D. Nuno Álvares Pereira e por isso ele comprou a imagem de Nossa Senhora da Conceição na Inglaterra , que aqui se mantém até aos dias de hoje; a batalha de Montes Claros nasceu aqui , assim como foi um castelo muito importante nas Guerras Peninsulares.”

O Autarca reforça que Vila Viçosa desempenha um papel muito relevante “na construção da identidade portuguesa e da marca Portugal pois sem Vila Viçosa não haveria Portugal nem a sua independência” enfatizando que esta é a informação que a Câmara Municipal quer dar a conhecer a Portugal e ao Mundo.


No que diz respeito ao Centro Interpretativo do Castelo propriamente dito, o Edil realça que para já “é apenas uma ideia” destacando que a primeira ação realizada foi “adquirir a casa onde poderá vir a nascer o centro por 120 mil euros”. “A partir daqui é necessário fazer o projeto de arquitetura , candidatar e ver se conseguimos concretizar” explicou.

O projeto reveste-se ainda de mais importância tendo em conta que, a concretizar-se vai dinamizar o espaço em si, através de “uma zona de convívio, uma esplanada para declamação de poesia , colóquios entre outros.”

O Município pretende candidatar o projeto a fundos comunitários e acredita que dentro de 3 a 4 anos será possível que o Centro Interpretativo do Castelo possa ser uma realidade em Vila Viçosa.

Populares