Realizou-se em Vila Viçosa, no passado sábado, dia 17 de setembro, um conjunto de iniciativas comemorativas da evocação dos 350 anos da morte da Rainha D. Luísa de Gusmão, por iniciativa e organização do tenor português Bruno de Menezes Ribeiro, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Viçosa e da Fundação da Casa de Bragança.
Nesse sentido, realizou-se pelas 12h00 no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Mário Tavares de Oliveira. Pelas 15h00 no Seminário de São José, decorreu uma breve conferência histórica pela professora doutora Isabel Drumond Braga.
Uma hora mais tarde, pelas 16h00, teve lugar no Convento dos Agostinhos/Panteão dos Duques, um Recital de canto e piano com Bruno de Menezes Ribeiro, tenor e Tiago Nunes no piano.
A Rádio Campanário esteve presente no concerto e falou com o conceituado tenor, conhecido internacionalmente, Bruno de Menezes Ribeiro que visivelmente satisfeito expressou que o concerto “correu bem (…) fiquei contente porque estava tanta gente, estava cheio, praticamente, e espero que as pessoas tenham gostado, o que dei foi de coração”.
Instado sobre o que sentiu ao cantar no Alentejo, comparativamente a uma grande metrópole, o tenor refere que sentiu “a expetativa das pessoas (…) é diferente visivelmente, mas senti uma grande expetativa e senti também que quem não estava habituado a este tipo de música, com a expetativa que tinha, eles souberam perceber daquilo que gostaram”.
À reportagem da Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado, referiu que “estamos hoje a terminar o programa da Festa dos Capuchos, sábado, hoje o dia iniciou-se com uma Missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição para celebrar os 350 anos da morte de D. Luísa de Gusmão, seguiu-se no Seminário de S. José uma refeição a convite do tenor, o Bruno, e acabamos agora de assistir a uma conferencia sobre a vida da Rainha, a Duquesa que disse que mais valia ser Rainha uma hora, do que Duquesa toda a vida, uma frase que ficou celebre, e vamos dentro de momentos assistir a um Recital na Igreja dos Agostinhos com o tenor já calipolense por adoção (…) e que estamos muito satisfeitos pelo Bruno Ribeiro ter escolhido a nossa terra para vir passar alguns dias e ter adquirido uma casa, e vai nos proporcionar um espetáculo que nós já adivinhamos, seja um espetáculo magnifico por aquilo que ouvimos falar e até pela entrevista que ouvi há dias na Rádio Campanário, e deixou um pequeno aperitivo do que se vai seguir”, acrescentando, “é portanto um dia em grande em Vila Viçosa, e logo à noite encerraremos definitivamente as festas deste ano com a largada na Praça da República”.