No âmbito do programa das Festas dos Capuchos 2016, decorreu este domingo dia 11 de setembro, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa, a apresentação do nº 20 da Revista O Pelourinho.
Uma edição que contém um dossier específico alusivo às V Jornadas de Valorização de Fortificação da Raia, realizadas em Vila Viçosa.
À reportagem da Rádio Campanário, o presidente do município calipolense, Manuel Condenado referiu que se trata de “mais um evento que está inserido na Festa dos Capuchos, hoje com a apresentação desta Revista, um boletim de relações transfronteiriças editado pela Diputación Provincial de Badajoz, cujo diretor é o nosso amigo Moisés Caetano, um amigo de Vila Viçosa, e esta Revista vem no seguimento de uma Jornadas que se realizaram em Vila Viçosa, precisamente aqui neste local, nos Paços do Município, as V Jornadas Abaluartadas da Raia da Extremadura Espanhola e do Alentejo”.
Salienta que “este conjunto de fortificações tem adquirido nos últimos tempos muita importância, inclusivamente é sabido, à semelhança de Vila Viçosa, a Vila Ducal Renascentista foi inscrita na Lista Indicativa ao Património Mundial, e Vila Viçosa possui também um complexo importantíssimo a nível militar e histórico, é considerada uma joia da arquitetura militar portuguesa e foi com oportunidade que se realizaram no mês de maio essas jornadas e aqui estão plasmadas as comunicações que foram apresentadas”.
Instado, Manuel Condenado diz que já está a ser preparado “o dossier da candidatura e esta Revista é o seguimento dessas Jornadas. É mais um elemento a juntar a muitos outros, não é decisivo porque aquilo que é importante é o traçado urbanístico, o Palácio, a Tapada, são outros valores patrimoniais, mas tudo concorre para o mesmo efeito e isto valoriza também na sua medida a candidatura”.
Moisés Caetano, o diretor da Revista O Pelourinho expressou que quando foram realizadas as V Jornadas de Valorização do Património, a 21 de maio, muito desse trabalho reflete-se neste número da Revista, “Vila Viçosa ocupa um lugar importante em tudo o que é o património militar, todo o património fortificado da fronteira”.
Moisés Caetano abordou ainda à reportagem da Rádio Campanário os temas que preenchem o nº 20 da Revista O Pelourinho, apresentado em Vila Viçosa, nos Paços do Município.