Com o objetivo de dar visibilidade ao turismo religioso, o Turismo de Portugal e o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, desenvolveram em parceria, roteiros turísticos dos caminhos Marianos e de Santiago, um projeto para divulgar três centenas de lugares de culto em Portugal, muitos praticamente desconhecidos ou habitualmente fechados.
Em declarações à Rádio Campanário a directora do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, explica que “o fato de estarem no roteiro tem duas funções, dá visibilidade e reforça a importância que cada um deles tem no seu local, na história do próprio país enquanto detentor de um determinado património mas também pressupõe um compromisso, há um interesse em estarem abertos ao público e terem uma visita interessante a quem o quiser fazer”.
Quando questionada, Teresa Ferreira diz que o Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa faz parte do roteiro, justificando com o fato de ser considerado “um dos mais importantes pontos de devoção Mariana em Portugal”.
A diretora acrescenta que “é necessário assegurar que existem condições para a visita desse Património e o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja também tem a preocupação de o preservar, permitir essa visita e uma maior compreensão e daí dar resposta a esses objetivos”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Roteiros%20turisticos4junho14.MP3{/play}
Destinados ao público em geral e com uma linguagem acessível, os roteiros pretendem, além de listar ao principais monumentos religiosos, dar a conhecer alguns dos lugares de culto menos conhecidos.
Paralelamente será lançado um Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso, destinado a profissionais do turismo e gestores do património religioso para ajudar a compreender o significado de cada elemento e ritual, de modo a enriquecer a experiencia espiritual e cultural do visitante.