A Sala Khôra , em Vila Viçosa, inaugurou, na passada terça-feira, 26 de abril, o espaço Conversas Públicas e simultaneâmente a exposição de fotografia “Rua do Tempo” da autoria de José Canhoto, o Vinagre.
Nesta sessão cultural que decorrerá ,até ao dia 30 de abril,os vários intervenientes serão convidados a reflectir sobre o passado e o futuro de Vila Viçosa.
A Rádio Campanário esteve no local e falou com o responsável do projeto, José Pombeiro, que se pronunciou sobre as iniciativas em curso relevando que “ a rua do tempo é essencialmente uma exposição de fotografias que abrange sobretudo ,os anos 20 e 60, composta por imagens que nos remeterem para um sucessão de tempo nos mesmos lugares, há também motivo para nos interrogarmos sobre o significado do que aconteceu nesses tempos, partindo assim para as Conversas Públicas onde faremos uma reflexão sobre as experiências vividas e sobre o presente”.
No que concerne ao nome Sala Khôra, o mentor expressa que “ é uma palavra grega que representa um espaço aberto”. Acrescentando que “ antigamente este local ficava por norma nas redondezas das cidades e era utilizado para diversas atividades , portanto, a ideia é refazer um espaço para que possa receber vários eventos”.
Salientando que “esta sala tem uma componente de promoção comercial e de promoção cultural que se completam visto que considero que um espaço cultural deve ter uma certo caracter comercial, de modo a atrair mais pessoas”.
Instado a comentar sobre a possibilidade de ser um espaço que tem como objetivo a promoção do concelho, José Pombeiro, assegura que “ é um espaço promocional local e regional que pretende projetar Vila Viçosa no espaço global.”
Na primeira sessão José Pombeiro abordou o tema da religião numa conversa informal com Eduardo Pina, membro da Confraria da Santíssima Trindade de Vila Viçosa. Para além de outras personalidades , no final de tarde do próximo sábado, 30 de abril, irão estar presentes neste encontro que tem lugar ,na Rua Floberla Espanca nº6, o vice-presidente, Luís Nascimento, e o escritor Tiago Salgueiro.