O mês de maio reúne anualmente os grupos de peregrinos que vão na direção do Santuário de Fátima.
Muitos já se encontram a percorrer as estradas movidos pela fé e pela adoração à Mãe.
O grupo que anualmente parte de Vila Viçosa em direção à Cova da Iria saiu do Santuário da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, esta sexta-feira, dia 6 de maio, tendo a primeira paragem em Estremoz.
Serão sete dias de uma caminhada cheia de fé, que os 75 peregrinos oriundos de Vila Viçosa, Alcáçovas, Redondo, Elvas, Estremoz, Alandroal e Évoramonte fazem, um reencontro com os outros, “com esperança e motivação”, como frisa Teresa Carvalho, uma das organizadoras desta peregrinação, à Rádio Campanário.
Este ano o número de peregrinos é maior, um grupo que se junta através “do passa palavra” e em cada ano um peregrino traz outro.
Instada sobre o sentimento com que iniciam o percurso, no Ano Santo da Misericórdia, um tempo de graça, de paz, de conversão, Teresa Carvalho expressa que as pessoas “vão com esperança, mas o caminho faz-se todos os dias, vamos ver no final o que é que se aproveitou da caminhada que fazem porque como diz o Padre Mário, peregrinar não é caminhar, é uma caminhada interior e o resultado só se vê passados 6 dias quando lá chegamos (…) mas á partida, vejo que as pessoas vão motivadas, com esperança, com fé”.
Quando chegam ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Teresa Carvalho diz que se sente bem, “e com o dever cumprido porque eu acho que vou para os levar a eles, já vou mais por eles do que por mim”.
Os peregrinos chegam ao Santuário da Cova de Iria a 12 de maio, para a participação nas comemorações do 13 de maio que se iniciam com a procissão das velas.