Realizou-se esta terça-feira, dia 20 de maio, um simulacro de incêndio com evacuação no Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa. A ação, prevista no Plano de Segurança, revelou-se um sucesso, caso se tratasse de uma situação real, com os tempos previstos cumpridos e os funcionários a respeitarem as indicações para que de uma forma ordeira e rápida se procedesse à evacuação do espaço.
A ação começou pelas 14h30 horas e poucos minutos depois a ocorrência estava sanada, em resultado da boa colaboração entre todas as entidades envolvidas, funcionários do Jardim de Infância, Bombeiros e GNR.
A Rádio Campanário acompanhou os trabalhos do simulacro, e falou com dois dos responsáveis pela ação, nomeadamente o Inspetor Jorge Rodrigues e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.
Segundo o responsável pela segurança da instituição, que elaborou o plano, “tratou-se de um simulacro com evacuação que pretendia testar os tempos de reação ao alarme e a capacidade de reunir as crianças, de uma forma ordenada e sem correrias, as colocarem no ponto de encontro, e foi isso que aconteceu”.
“De uma maneira geral correu muito bem, nos exercícios há sempre pontos que depois vamos tentar melhorar”, frisou.
Jorge Rodrigues acrescenta que “os exercícios quando correm muito bem a gente desconfia”.
O inspector finaliza dizendo “a resposta dos bombeiros e da GNR foi boa, chegaram em tempo útil”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/simulacro%20inspetor20maio2014.MP3{/play}
Jorge Rosa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa disse à reportagem da Rádio Campanário que o que se passou “faz parte do plano de segurança e das normas que devem obedecer estes edifícios, serve para habilitar o pessoal”.
“A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa presa pela segurança dos seus utentes”, refere o provedor que acrescenta “já decorreram outros exercícios, na Unidade de Cuidados Continuados e no Lar de Idosos”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/simulacro%20dr%20jorge%20rosa20maio2014.MP3{/play}
A Rádio Campanário registou a ação e mostra-lhe algumas imagens: