12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa tem 17 casos de maus tratos na infância, 7 só neste ano (c/som)

A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) definiu abril como mês da prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Em Vila Viçosa a data vai ser assinalada com a distribuição de folhetos sobre a temática deste ano ao mesmo tempo que marcará presença no 1º Encontro Regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do Alentejo, a decorrer em Évora no dia 21 deste mês, entre as 9h30 e as 17h00, no Auditório do Colégio Espirito Santo (Universidade de Évora), estando neste momento também a ser preparada uma pequena atividade com os alunos do 2º ciclo.

Fazendo o ponto da situação relativamente aos casos que se encontram sinalizados no concelho de Vila Viçosa, Ana Paula Alpalhão, presidente da CPCJ de Vila Viçosa, diz que neste momento existem “17 casos sinalizados, sendo 7 só deste ano”.

“Apesar de não serem muitos os casos que nós temos, já vamos tendo alguns significativos, e nessas situações somos chamados a intervir”, acrescentando, “a partir do momento em que existe uma sinalização, representa um perigo para aquela criança e teremos que averiguar a situação no sentido de tentar perceber, se de fato o perigo existe, porque alguma coisa há sempre”.

Ana Paula Alpalhão diz que “as situações relacionadas com o abandono escolar, negligencia, violência doméstica, exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar da criança ou do jovem por sua ou por culpa de outrem, as relações afetivas, são basicamente as situações que mais são sinalizadas na nossa comunidade”.         

Relativamente ao fato das instituições particulares de solidariedade social serem chamadas a apoiar, de forma permanente, as comissões de proteção de crianças e jovens em risco, a presidente da CPCJ de Vila Viçosa refere que “as IPSS já integram as comissões, ao integrarem as comissões acabam por intervir já na área”.

Populares