11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: “Tem um conjunto arquitetónico com um significado fundamental em termos históricos que não é fácil de igualar”, diz Marcelo Rebelo de Sousa sobre Candidatura do Património Histórico de Vila Viçosa à Unesco (c/som)

Como a Rádio Campanário já havia informado, a Câmara Municipal de Vila Viçosa decidiu retomar o processo de candidatura da "Vila Museu" a Património Mundial. O primeiro formulário já foi entregue à representação da UNESCO em Portugal, depois de ter sido aprovado em reunião de executivo. Um processo já com alguns anos, mas que esteve parado nos últimos tempos.

A candidatura cujo tema é "Vila Viçosa: Paisagem Urbana, Arquitetónica, Histórica e Cultural", conta com a coordenação do arquiteto Flávio Lopes e do professor José Monterroso Teixeira, com larga experiência nesta matéria.

O Palácio Ducal, o Castelo, o Pelourinho, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Padroeira de Portugal e os antigos conventos dos Agostinhos e das Chagas são alguns dos monumentos da vila, que dispõe ainda de diversos museus de armaria, arte sacra, arqueologia, caça e de carruagens, além do Arquivo Histórico da Casa de Bragança.

Uma candidatura que merecerá uma reunião “daqui a uns tempos” entre a Fundação da Casa de Bragança e a Câmara Municipal de Vila Viçosa.

À Rádio Campanário, o presidente do Conselho de Administração da Fundação, Marcelo Rebelo de Sousa disse que a reunião servirá para “falarmos do plano relacionado com o grande objetivo que é o da declaração de Vila Viçosa, do centro histórico de Vila Viçosa como património da Humanidade”, uma candidatura, “que tem potencial”.

“Tem um centro histórico que mais ninguém tem, tem um castelo que não só é dos mais antigos, com o grau de preservação e de importância que mantem com o conjunto do espaço museológico, mas depois tem um conjunto arquitetónico com um significado fundamental em termos históricos que não é fácil de igualar”, justiça Marcelo Rebelo de Sousa.     

Populares