17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa promove evento internacional relacionado com a pedra, em 2019 (c/som)

No ano de 2019, Vila Viçosa passará a receber um evento de caráter internacional, relacionado “com as pedras no mundo”.

A notícia foi avançada à RC por António Jardim, Vereador da Câmara Municipal de Vila Viçosa, encarregue da realização do evento.

Este surgiu da necessidade de “projeção regional, nacional e até internacional” de Vila Viçosa, e será realizado anual ou bianualmente, em parceira com outros municípios da zona, nomeadamente Estremoz, Borba e Alandroal.

Apresentando o papel da pedra ao longo da história do Planeta Terra, nomeadamente nos fósseis, antas e esculturas, estender-se-á a “todas as pedras da região”, entre elas os mármores, os calcários, xistos, basaltos e granitos.

Cantes alentejanos, música clássica e folclórica, e gastronomia serão aliados à arte de utilização da pedra nos monumentos dos municípios associados, com visitas guiadas “a elementos estruturais em pedra”, e provas de vinho, entre outros.

“Em termos concretos”, funcionará em Vila Viçosa, onde existirá um local para exposição, compra e venda de pedra, “iniciativas nas igrejas, no Terreiro do Paço, no Largo D. João IV, no Largo Gago Coutinho e vai haver por vários pontos da vila escultores a fazer escultura”, avança.

Para a realização do evento, promovido pelo Município de Vila Viçosa com apoio das autarquias parceiras, será desenvolvida “uma comissão executiva composta por uma série de pessoas com conhecimentos ligados à cultura, às artes e às pedras, […] um concelho científico onde irão participar empresas com projetos ligados ao desenvolvimento tecnológico, e à inovação, universidades e […] uma Comissão de Honra que é constituída por todos os empresários e pessoas ligadas às pedras”.

“O próprio desenvolvimento do programa vai ser discutido […] de forma a que todas as pessoas contribuam com as suas ideias”, afirma o vereador calipolense.

A data e localização exata do evento ainda se encontram por definir, assim como a determinação da realização anual ou bianual, sabendo-se apenas que será realizada “entre maio e julho” para evitar colisões com eventos semelhantes internacionais, nomeadamente Rússia, Índia, Itália ou Brasil, possibilitando “a pessoas desses países que nos possam visitar”.

Relativamente às ajudas de custos, aponta que “a câmara tem uma verba para o turismo no projeto plurianual em cerca de 800 mil euros, onde isto pode ser integrado”. Não havendo para já previsão de custos, a câmara necessitará de proceder a “uma alteração orçamental para fazer cabimentar as verbas referentes só a este ano”.

 

Populares