Os concelhos de Vila Viçosa, Alandroal, Borba e Redondo vão ter à disposição duas viaturas multisserviços, que mediante um sistema de marcação, prestarão assistência aos cidadãos que requeiram acompanhamento/transporte para a satisfação de necessidades essenciais que vão desde consultas médicas, compra de medicamentos, compras, correio, banco a manutenção doméstica, pinturas, limpezas ou reparações.
Trata-se de um projeto que a Unitate – Associação de Desenvolvimento da Economia Social irá implementar “em conjunto com as instituições sociais destes concelhos e onde entrarão desde os municípios ás instituições da área da saúde e todos os agentes sociais que de algum modo operam nestes quatro concelhos”, segundo declarações de Tiago Abalroado à Rádio Campanário.
O presidente da Unitate conta que a aquisição das viaturas, no valor de 32 mil euros, foram financiadas pela SIC Esperança e pelo LIDL Portugal através do projeto “Mais para todos” que “angariou a nível nacional mais de um milhão de euros, nós fomos contemplados com uma verba de 32 mil euros que permite a aquisição das duas viaturas”, acrescentando, “a partir do momento que o projeto entre em funcionamento, o seu financiamento será dependente da comparticipação dos utilizadores”.
“É um projeto que iniciará logo que as carrinhas cheguem, foram já adquiridas e durará por tempo indeterminado, é um serviço muito necessário, muito útil para as populações que estão mais isoladas, nomeadamente os idosos e que vai trazer benefícios”, refere.
O pagamento dos serviços terá como base “a viabilidade de as poderem ser integradas em escalões e terem uma comparticipação definida com base nos rendimentos para aliviar as famílias que são mais carenciadas”, podendo haver dois escalões.
À Unitate caberá a disponibilização de dois condutores através de processo “de candidatura a programas do IEFP, mas prevemos que havendo sucesso, possamos criar dois postos de trabalho com o projeto Unitate Social Van”, realça.
A Unitate através do seu projeto Unitate – Social Van foi um dos 54 projetos selecionados pelo LIDL e pela SIC Esperança para obter financiamento por parte do produto gerado pelo Movimento “Mais para Todos” ao longo do mês de dezembro de 2014.
Os resultados desta iniciativa foram tornados públicos no passado dia 18 de março, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, num evento que contou com a presença de Maria Cavaco Silva, da presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, dos responsáveis da LIDL Portugal e dos representantes das empresas que integraram o movimento e das IPSS’s beneficiárias.