17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: V Jornadas sobre valorização do Património Fortificado da Raia decorrem em maio. Manuel Condenado diz que “é uma iniciativa com interesse tendo em conta que também temos uma fortificação” (c/som)

Nos próximos dias 21 e 22 de maio, Vila Viçosa vai acolher as V Jornadas sobre Valorização do Património Fortificado da Raia.

Trata-se de um evento que tem como objetivo proporcionar um espaço coletivo de reflexão, de debate e de análise sobre as fortalezas abaluartadas da raia transfronteiriça extremenho-alentejana, assim como sobre outras problemáticas relacionadas com a construção e edificação destes monumentos, incidindo de forma especial em torno do local onde se realizam as Jornadas.

Esta edição das Jornadas encontra-se estruturada em torno do tema aglutinador: A Fronteira Moderna e a 2.ª linha de confrontação da raia extremenho-alentejana: fortificação e reutilização.

À Rádio Campanário o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado, declarou que a iniciativa que se realiza em Vila Viçosa, tem a colaboração de alguns técnicos espanhóis e vai-se realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho”, que segundo o autarca, as Jornadas já se realizaram noutras zonas do país, como “o Algarve e Trás-os-Montes e agora negociamos para serem em Vila Viçosa e assumir as respetivas despesas”.

“É uma iniciativa com interesse tendo em conta que também temos uma fortificação, na altura em que foi utilizada teve bastante importância, vamos falar sobre as fortificações, o património fortificado da raia, quer do lado da cá quer do lado de lá da fronteira”.

Nas V Jornadas sobre Valorização do Património Fortificado da Raia/2016, vão estar reunidos alguns dos mais prestigiados especialistas e investigadores, com vasta obra publicada sobre o património abaluartado da raia extremenho-alentejana e de comprovado prestígio e competência científica e académica. 

Esta iniciativa privilegia o reforço da presença das atividades paralelas, como é o caso de uma visita de estudo ao património fortificado de Vila Viçosa, a realizar na manhã do dia 22 de maio de 2016.

Associado está também o lançamento do número 23 da Revista de Cultura Callipole.

Populares