Este ano, as vindimas no Alentejo arrancaram mais cedo do que o previsto. Na Herdade dos Cardeais, em Estremoz, já se procede à apanha da uva e a expectativa é de que o ano de 2023 vai ser especial para o Alentejo, uma vez que se prevê um aumento de mais de 10% na produção.
Desde a poda à vindima, todo o trabalho é importante para que o resultado final seja um vinho de qualidade. Segundo a TVI, a Herdade dos Cardeais, em Estremoz, inicia as vindimas 2023 com expectativas elevadas.
Segundo António Costa Boal, proprietário da herdade, em declarações à TVI, refere que “estima-se que a produção este ano seja entre 12 a 15 % acima do valor estimado do ano passado”.
Os dias começam bem cedo, com o ar fresco da madrugada a despertar o rancho que vai proceder à colheita, uma vez que, realizar tal trabalho em período de calor, acabaria por não trazer condições aos trabalhadores.
Boas uvas misturadas com um ambiente de convívio entre os trabalhadores são sinónimo de uma boa vindima, onde várias gerações trabalham em conjunto para colher a uva que servirá para fazer o melhor vinho que vai compor a sua mesa.
Fonte: TVI