O ano de 2014 “não foi um ano fácil para os comerciantes do distrito de Évora. Essa é a principal conclusão que resulta do balanço provisório que a Secretária Geral da Associação Comercial do Distrito de Évora, Mariana Candeias, fez à Rádio Campanário.
A secretária salienta que embora “tenha havido alguma dinâmica, principalmente no final do ano em que começou a haver mais procura e as vendas melhoraram de alguma forma”.
Segundo Mariana Candeias, a maior procura foi de “produtos locais” e sobretudo “as lojas que vendem os produtos regionais, o vinho, o azeite, os queijos, que conseguem ter um aumento de vendas”.
A Secretária Geral da Associação Comercial do Distrito de Évora diz ainda que para as outras áreas, nomeadamente a área do vestuário, a situação foi mais complicada, “embora se tenha notado que as pessoas começaram a adquirir mais produtos e a consumir um pouco mais”.
Mariana Candeias diz acreditar que 2015 vai melhorar, apesar “dos primeiros dias não terem começado muito bem, começaram com muitos inscritos no IEFP, de pessoas desempregadas”.
Quanto ao concelho de Vila Viçosa, a Secretária Geral refere que os números ainda não estão contabilizados, mas segundo a visita do técnico comercial na passada semana, foi “uma visita que correu bem e sem pedidos de apoio”.