A CARMIM, Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, volta a ser premiada no Concurso DECANTER WORLD WINE AWARDS 2020, um dos concursos de vinho de maior prestígio a nível internacional, com o prémio “BEST IN SHOW” para o seu vinho Monsaraz Reserva Tinto 2017.
O Decanter World Wine Awards (DWWA) é a maior competição de vinhos do mundo. Este ano contou com a presença de 116 dos maiores especialistas de vinhos do mundo, incluindo 37 Masters of Wine e nove Master Sommeliers, que provaram às cegas 16.518 vinhos sob estritas diretrizes de segurança da COVID-19.
Desta prova resultaram 178 platina, 537 ouro, 5.234 prata e 7.508 medalhas de bronze. De todos os vinhos degustados, apenas 50 foram premiados com ‘Best in Show’ tendo o Monsaraz Reserva Tinto 2017 atingido uns colossais 97 de 100 pontos, o único vinho do Alentejo com esta distinção.
“Ao lançarmos este vinho o nosso objetivo era tirar partido das potencialidades de toda a região do Alentejo para alargar o lote típico a castas menos evidentes. Às muito utilizadas Trincadeira e Alicante Bouschet, juntámos a Touriga Nacional, mais comum nas regiões norte de Portugal. Este vinho pretende ajudar a aumentar a perceção do Alentejo como uma casa de blends com potencial de envelhecimento, marcado pelo seu terroir forte e resiliente, mas capaz de atingir um leque de sabores mais vasto através de uma complexidade acrescida”, acrescenta a equipa de enologia Rui Veladas e Tiago Garcia.
“Este prémio vem reconhecer da forma mais justa e oportuna o trabalho incansável e a dedicação das centenas de associados da CARMIM, assim como o profissionalismo e a excelência do desempenho dos seus colaboradores”, refere João Caldeira, Diretor Geral da CARMIM.