O Vinho produzido no Alentejo, reconhecido a nível mundial, continua a ser distinguido através de prémios ganhos nos mais importantes concursos existentes no mundo.
Desta vez foram os vinhos de Portalegre a estar em destaque. Os vinhos “Altas Quintas”, produzidos num planalto a 600 metros de altitude, na Herdade Porto da Bouga, em São Mamede, Portalegre, foram reconhecidos pela sua qualidade no maior concurso de vinhos do Mundo, realizado na Alemanha.
A sua localização e o seu microclima, com condições de Terroir únicas, contribuíram para que estes vinhos vissem o seu reconhecimento no 34º Concurso Internacional do Vinho Mundus Vini, realizado este mês de fevereiro, na edição Spring Tasting 2024.
Foram três os vinhos premiados, com a medalha de ouro ,nomeadamente os vinhos Colheita Branco 2021; Reserva Tinto 2019 e Viúva Le Cocq Tinto de 2019, no concurso Mundus Vini 2024.
O Concurso Internacional do Vinho Mundus Vini, um dos mais importantes concursos a nível mundial, distingue-se ainda porque é o único que permite que os vinhos premiados sejam apresentados e colocados à prova na Feira Internacional de Vinhos Prowein 2024, que se irá realizar, em Dusseldorf, de 10 e 12 de março de 2024.
Os Vinhos “Altas Quintas” são a concretização de um sonho do produtor João Lourenço, estabelecido no Alentejo desde os anos 90, que em 2004 dá corpo ao projeto na Quinta da Queijeirinha. Mais tarde, em 2017, a produção muda-se para a Herdade Porto da Bouga, mantendo a Serra de São Mamede como palco para a qualidade de vinhos que aqui se produzem.
Esta Herdade com mais de 150 hectares, 27 hectares são de vinha, é, atualmente, propriedade da Família Leitão Machado que aqui encontra o sonho de construir um projeto diferenciador, focado no interior do país para revitalizar a economia local, as tradições e criar novas oportunidades de vida para a população que sempre viveu da terra.