Os Vinhos do Alentejo merecem cada vez mais o reconhecimento não só do mercado nacional mas também dos mercados internacionais.
Com um projeto pioneiro que vai já na segunda versão , o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo(PSVA) mostra ao mundo que é possível assegurar a qualidade dos vinhos e ao mesmo tempo a sustentabilidade de produção dos mesmos.
Até ao momento, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana já certificou vinte produtores com o selo da sustentabilidade, mas quer chegar amais.
O Presidente da Comissão; Francisco Mateus, adiantou recentemente em entrevista ao Novo que os vinhos produzidos na região do Alentejo são dos melhores do mundo , havendo agora a necessidade de aprofundar o que os distingue dos restante e aí o que pode fazer a diferença é mesmo a forma como os mesmos são produzidos.
Para o responsável da CVRA o mundo já reconheceu a qualidade dos vinhos do Alentejo.
Recorde-se que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, organismo que controla, protege e certifica os vinhos do Alentejo, tendo como parceiro principal a Universidade de Évora, decidiu desenvolver o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), para tornar o Alentejo uma região sustentável na produção de uva e vinho.
Este Programa, iniciado em 2013, pioneiro em Portugal, gratuito e de adesão voluntária, tem como objetivo proporcionar aos membros do Programa de Sustentabilidade uma ferramenta que lhes permita avaliar a forma como desenvolvem atualmente as suas atividades e oferecer recomendações para através de melhores práticas aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. O desafio que se coloca é o de produzir uvas e vinho de qualidade e de forma economicamente viável, ao mesmo tempo que se protege o meio ambiente, melhorando as relações com os colaboradores e vizinhos.