Esporão e Symington são as duas únicas marcas portuguesas de vinho entre as 50 mais admiradas do mundo pela revista Drinks International. A Symington, o maior proprietário de vinhas do Douro, conseguiu o 7.º lugar, enquanto o Esporão, ficou em 13º, no ranking dos The World’s Most Admired Wine Brands 2020.
Em declarações ao jornal Expresso, o CEO do Esporão, João Roquette, afirmou que este reconhecimento “é particularmente especial para o pelo seu caráter global e como motivação no momento delicado que o mundo vive”.
O gestor refere ainda que “construir uma marca de vinhos reconhecida em todo o mundo era parte central da visão inicial e ousada dos fundadores do Esporão. Estamos, e continuaremos a realizar essa visão”.
Para a atribuição destes prémios, Drinks International reúne profissionais de diferentes áreas da indústria do vinho e na base do ranking, teve critérios como a qualidade e consistência, relação preço – qualidade, “sentido de lugar” dos vinhos, país de origem ou o tipo de castas produzidas.
Na liderança do ranking, está a Catena Zapata, da Argentina, seguida da Penfolds, da Austrália (1.ª do ranking em 2019), e da Torres, de Espanha.