Este ano, o mercado brasileiro começa a receber os primeiros rótulos produzidos de acordo com o programa de sustentabilidade. Os vinhos são Coelheiros 2018 e Herdade dos Grous 2018.
A Região do Alentejo, desenvolve desde 2005 iniciativas de boas práticas na produção, um programa de sustentabilidade.
De acordo a notícia avançada pela Globo Rural, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que gerencia iniciativas de certificação da produção local, atualmente, o programa de sustentabilidade tem 446 integrantes, que abrangem 41% da área plantada na região. A Herdade dos Grous, aliás, foi o primeiro produtor a receber o selo de certificação, em dezembro do ano passado.
O programa de sustentabilidade é gratuito e de adesão voluntária. E trabalha com critérios específicos, adotados apenas para as plantações, apenas para adegas; e plantações e adegas em conjunto.
As Principais medidas do programa são: a aplicação de técnicas naturais de conservação e de aumento da fertilidade do solo, redução do uso de pesticidas, auditorias de energia, gestão de resíduos e economia de água. Na parte social, o Programa de Sustentabilidade prevê o engajamento e cuidado com trabalhadores e a comunidade.