20.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Setembro 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Violência entre Portas”- PSP inaugura primeira exposição fotográfica em Évora

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Évora iniciou nos primeiros meses do presente ano um projeto designado de “Violência entre Portas”, com o objetivo de sensibilizar toda comunidade para a problemática da violência contra os idosos, ocorra ela dentro de casa ou em instituições. Em particular, centra-se nas situações de violência doméstica entres idosos, maus tratos, violência sexual, violência financeira, negligência e abandono.

Para a sua concretização envolveram-se instituições que trabalham com o envelhecimento, escolas do ensino básico e uma escola secundária, mas também a Fundação INATEL, a maquilhadora Ana Cavaco, a EPRAL, a Fundação Eugénio de Almeida, a “Malvada Associação dos Canaviais” e a Câmara Municipal de Évora, em especial através do respetivo Centro de Convívio.

Ao longo do projeto os elementos policiais afetos ao MIPP levaram a cabo as ações de sensibilização e de informação que habitualmente a PSP empreende no âmbito desta temática: Apoio 65 – Idosos em Segurança. Foram igualmente definidas as seguintes etapas, obedecendo a uma metodologia participativa, colaborativa, ativa, didática, flexiva e orientada para as instituições.

Assim, vai ser inaugurada no próximo dia 01 de outubro, uma exposição no âmbito do presente projeto, a qual se constitui como o culminar do mesmo. A exposição decorrerá no INATEL de Évora durante todo o mês de outubro e será constituída por 9 (nove) imagens (fotos) alusivas à violência sobre os idosos, representando cada uma delas uma “porta”, simbolizando cada uma a entrada para a tomada de consciência destes crimes e ao mesmo tempo a possibilidade de saída, dos mesmos, através das medidas de prevenção que irão ser apresentadas nesta exposição.

Os trabalhos efetuados tiveram a participação dos fotógrafos do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Direção nacional da PSP e dos idosos do Centro de Convívio da CME.

Populares