Na manhã do passado dia 5 de agosto de 2023 (sábado) teve lugar, no Monte do Vale de Lachique, junto a São Romão do Sado, uma cerimónia de homenagem às vítimas da escravatura, de reconhecimento dos ancestrais africanos e dos seus contributos para a cultura alentejana.
De acordo com a nota divulgada pela Autarquia, Tomou parte na cerimónia a vereadora Vera Letras, o Dr. Rui Gomes Coelho, investigador principal do projeto ECOFREEDOM, Sara Simões, arqueóloga corresponsável e também investigadora do projeto. Marcaram também presença representantes da DJASS – Associação de Afrodescendentes, da Associação Batoto Yetu Portugal e o diretor da ONG guineense “acção para o desenvolvimento”, Jorge Handem, também parceira do projeto da Guiné. A cerimónia foi acompanhada pelo músico Ebrima Mbye, pelos percussionistas da Associação Batoto Yetu Portugal, e pelo Grupo Coral Feminino “Paz e Unidade” de Alcáçovas.
Recorde-se que estão a ser realizados trabalhos de escavação no Monte de Lachique, enquadrados no projeto “Ecologias da Liberdade”, que têm como objetivo estudar os efeitos ambientais do colonialismo e da escravidão na Guiné-Bissau e em Portugal, e também a forma como as comunidades lhes resistiram. Conta com a participação de uma equipa de estudantes de arqueologia muito diversa, com voluntários da Inglaterra, Brasil, Colômbia e China, tendo a colaboração da arqueóloga Sara Simões, que tem estado a escavar na Guiné.