22.6 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Outubro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vitória histórica na Baja Portalegre 500 perante milhares de espetadores

Fez-se história na Baja Portalegre 500 e, mais uma vez, perante muitos milhares de espetadores! Um “aranhiço” venceu, pela primeira vez, a clássica das clássicas do todo-o-terreno, através da dupla Miguel Barbosa/Paulo Fiúza (Taurus). Foi, também, a estreia em triunfos deste tipo de veículo numa prova da Taça do Mundo FIA de Bajas. Depois de dois dias de intensa competição, nas pistas de terra do Alto Alentejo e Ribatejo, igualmente destaque para os sucessos de Hélder Rodrigues (SSV), Martim Ventura (Motos), Luís Fernandes (Quads), Ricardo Silva (Promoção & Hobby) e Bernardo Caiado (Mini Baja), nas respetivas categorias. Quase 400 equipas participaram na prova organizada pelo Automóvel Club Portugal.

Nasceram como veículos de lazer, mas, em 2008, fizeram os primeiros quilómetros em competição, precisamente na Baja Portalegre 500. Desde então que os SSV, vulgarmente conhecidos por “aranhiços”, ganharam popularidade.

E dezasseis anos depois da estreia, um “aranhiço” estreou-se a vencer na Baja Portalegre 500, depois de já em, em 2023, ter cometido a proeza de terminar no derradeiro lugar do pódio.

17 anos depois, Miguel Barbosa volta a vencer nos Autos

O autor da proeza, Miguel Barbosa que, desde 2007, não triunfava na Baja Portalegre 500. “Melhor era impossível. Vencemos e fizemos uma boa prova. Parabéns a toda a equipa e ao Paulo (Fiúza), que fez um trabalho fantástico. É a quarta vitória numa prova muito especial”, sublinhou o piloto do ACP.

A estreia de Martim Ventura nas Motos

Com 24 anos e dois anos depois de não ter subido ao lugar mais alto do pódio por um escasso décimo de segundo, Martim Ventura (Husqvarna) estreou-se a vencer na Baja Portalegre 500. “Ganhar aqui, depois de ter começado na Mini Baja com 11 anos e, ao mesmo tempo, ser campeão nacional, é um sonho de criança tornado realidade. Dedico esta vitória ao meu pai e ao Pinhel (mecânico), pessoas que perdi, mas que foram importantíssimas na minha vida e na minha carreira”, afirmou o piloto ACP.

Depois de ter sido o mais rápido no dia de abertura, uma queda e um problema no acelerador da sua mota comprometeram as ambições de António Maio (Yamaha), que procurava conquistar a nona vitória na prova. O piloto militar da GNR foi o quarto classificado, precedendo Tomás Dias (Honda).

Vitória de Ricardo Silva na Promo&Hobby

Depois de ter sido o mais rápido no prólogo, Ricardo Silva (Yamaha) deu continuidade ao domínio no setor seletivo de 166,20 quilómetros, terminando a prova com mais de três minutos de vantagem para o mais direto adversário. Emocionante foi a luta pela segunda posição, com André David (KTM) a levar de vencida Nelson Delgado (Honda) por escassos sete décimos de segundo. Luís Chavado (Husqvarna) e Daniel Russo (Bombardier) fecharam o grupo dos cinco primeiros, este último como primeiro entre os HobbySSV.

Vitória do jovem Bernardo Caiado na Mini Baja

Com idades entre os oito e os 16 anos, eles são o futuro da modalidade e um futuro que pode ser encarado com (muito) otimismo. Na edição deste ano da Mini Baja, 35 jovens estabeleceram um novo recorde de participantes. Também pelo seu entusiasmo contagiante, todos devem ser considerados como vencedores, inclusivamente Luís Brandão que, a escassas dezenas de metros da linha de meta, não conseguiu evitar uma queda que obrigou a que fosse evacuado para o hospital.

O jovem Bernardo Caiado (Gas Gas) herdou a vitória à geral e o primeiro lugar da categoria Iniciados, sublinhando: “Foi uma prova muito positiva. O percurso estava muito bem marcado, muito giro e rápido. Estou muito contente.”

A 38ª edição da Baja Portalegre 500 voltou a consolidar a prova como uma das mais importantes e prestigiadas do calendário da Taça do Mundo FIA de Bajas, com o público, mais uma vez, a responder em grandenúmero. No final da tarde de hoje (sábado), a cerimónia de entrega de prémios encerrou o evento, em Portalegre.

Populares