A 80ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta decorrerá entre os dias 1 e 12 de agosto, e voltará a incluir uma etapa na região Alentejo.
A notícia foi avançada à RC por Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal em Bicicleta, que afirma que “está em curso uma estratégia para que a próxima edição possa recuperar de forma plena o Alentejo na sua íntegra, para a prova”.
Joaquim Gomes avança a possibilidade de esta etapa ter “uma partida no Baixo Alentejo, uma chegada no Alto Alentejo e a obrigatória presença do Alentejo Central”.
Embora não se encontre prevista uma passagem por Vila Viçosa da Volta ao Alentejo, o diretor indica a possibilidade de que, na passagem pelo Alentejo Central, a Volta a Portugal contemple o município alentejano.
Vila Viçosa teve no passado, “e não há muitos anos, […] partidas de etapa” da prova, recorda, sendo que “será um ponto de passagem obrigatória nesta simbólica etapa da Volta a Portugal 2018”.
Recorde-se que a Volta a Portugal em Bicicleta voltou a incluir o Alentejo em 2016, na sua 78ª edição, com partida de etapa em Alcácer do Sal e chegada a Setúbal, com passagens nos municípios de Montemor-o-Novo e Vendas Novas, e novamente em 2017, na sua 79ª edição, com partida de etapa em Reguengos de Monsaraz e chegada da mesma em Castelo Branco, com passagem por concelhos como Vila Viçosa. Desde 2009, na sua 70º edição, em que a 2ª etapa teve partida em Vila Viçosa, que a prova não incluía passagem por esta região do país.