A Volta a Portugal em bicicleta de 2015 que arranca a 29 de julho e vai terminar, em Lisboa, a 9 de agosto não vai passar pelo Alentejo, revelou o diretor da prova, Joaquim Gomes.
A edição de 2015 da prova rainha do calendário nacional, não contempla a região alentejana no percurso das respectivas etapas.
Joaquim Gomes, que tem tentado fazer a Volta regressar ao sul, onde não está presente desde 2008, não alimenta esperanças para o regresso do Alentejo e Algarve dizendo que “é muito complicado o regresso neste quadriénio em que celebramos contractos com os municípios que são transversais ao mandato autárquico. Seria muito difícil entre 2014 e 2017 o regresso da Volta a Portugal ao Alentejo e Algarve”.
Joaquim Gomes acaba por dizer que “já foi feita uma tentativa, mas que não resultou. A Volta a Portugal é um evento que orça em pouco mais de quatro milhões de euros e obviamente este orçamento não se compadece com paixões. O evento continua a manter intactos os índices de popularidade, mas urge a necessidade de regressar ao Alentejo e Algarve e vamos trabalhar nesse sentido. Aquilo que posso dizer é que até 2017 será particamente impossível a sua passagem”.
No final da quinta etapa da “Alentejana” José Alves, voz da “Rádio Volta”, é da opinião que a Volta a Portugal deve regressar ao Alentejo afirmando mesmo “que há muito que esta região do país reclama o regresso da Volta a Portugal, que está afastada do Alentejo há muitos anos”.
José Alves acaba mesmo por dizer que “já começam a existir contactos para que a Volta a Portugal regresse a esta região e também ao Algarve”.